Informe do NMS de 13/05/2009‏

Citações:
– O encontro desse dia teve um empréstimo da Mariana (que já havia comentado sobre o assunto):
“Psiquiatria Básica” – Mario Rodrigues Louza Neto, Hélio Elkis e colaboradores – 2@ edição – editora Artmed
Ufa… o nome é tão grande quanto o livro ^^ Obrigado Mari
– atores Ben Stiler e Jack Black
– filmes: “Rebobine por favor”, “Trovão Tropical”, “Escola de Música” e “Zoolander”

Reflexões:
– folheando o livro emprestado, acabamos por nos concentrar na tabela denominada DSM-IV – que se trata de transtornos mentais, já citada por nossa amiga. Porém sem conhecer profundamente nenhum desses conceitos, decidimos fazer um levantamento meio genérito de acordo com o pouco que sabemos e vimos nessa tabela (pretendemos aprofundar o estudo dela). Para isso usamos o Coringa como o nosso principal cobaia, sendo esse o Coringa que imaginamos para o nosso argumento (por mais que tomemos como base os Coringas genéricos). Para o Coringa apareceram três tipos de “diagnósticos”: patológico, teatral e não diagnosticado ainda…^^

de acordo com a lista, os itens que o Coringa tem como patologia:
– Delirium
– Transtorno relacionado à substância
– T. Psicótico (sim, pois tentamos diagnosticar os psicóticos como aqueles que não tem medo de nada)
– Trans. de humor
– T. de ansiedade
– T. Sexuais (a princípio ficamos na dúvida, mas colocando a Arlequina na conversa e ela sendo psiquiatra, resolvemos que sim)
– T. da adaptação
– T. do controle dos impulsos
– T. Somatoforme (citado como consequência de dores crônicas de deformidades)

aqueles que ele apenas fingi ter:
– Transtorno cognitivo
– T. dissociativo
– T. de personalidade

e aqueles que ele não tem e não usa (não que não possa vir a usar):
– T. de identidade
– T. de alimentação
– T. do sono

novamente obrigado Mari

o encontro dessa semana será na PUC, porém na semana que vem iremos fazer o mensal no CCPC (27/5)

abraços PLAUNS

>>soh para complementar.duvidas a respeito D: profissional de manicômio.como funciona um hospicio? ou uma clinica para reabilitação? ou um hospital psiquiátrico?>>Internos famosos: Entre os + notáveis internos há: Inimigos de Batman: O Coringa, Duas-Caras, Dr. Hugo Strange, O Espantalho, Hera Venenosa, Dr. Phosphorus, Maxie Zeus, Arlequina, Ventríloquo, Sr. Zsaz, Máscara Negra, Cara-de-Barro, Chapeleiro Louco, Charada, Sr. Frio, Crocodilo, Vilões de outros herois: Doutor Destino (DC Comics), Pirata Psíquico, Homem-Florônico, Cheetah (Barbara Minerva), Jean Loring (ex-mulher de Eléktron, assassina de Sue Dibny em Crise de Identidade). Desconhecidos: “Jane Doe”, “Junkyard Dog”, “Doodlebug”, “Lunkhead”, “Death Rattle”, “Humpty Dumpty”. Nos anos 40, houve o interno que esculpiu uma antiga lâmpada de trem a partir duma antiga lâmpada chinesa, dando origem a Lanterna de Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de restruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada. Jonathan Crane sempre foi rejeitado pela sociedade por causa da aparência magra e desleixada, o que lhe valeu o apelido de Espantalho já na adolescência. Isolado do mundo, dedicou-se aos estudos e formou-se em Psicologia. Passou então a desenvolver estudos sobre fobias, até virar professor universitário. Harley Quinn tb formada em psicologia e acabou sendo influenciada pelo coringa.  Recomendo tb q vejam o filme ghost world e o quadrinho do mesmo autor do livro como uma luva de veludo moldada em ferro, que eu já havia mencionado…blebleh ps:convidei dois amigos psicólogos apra tirar algumas duvidas nos proximos encontros…nao sei se eles só vão no ccpc ou se passarão na puc… você não tem nada a temer a não ser o próprio medo-jonathan crane Régis:  Acrescento ainda à lista de internos o “zumbi” de Gothan, Solomon Grundy. E apelo que alguém leve esse filme Ghost World, pq depois de ler Como uma Luva de Veludo Moldada em Ferro fiquei no mínimo obcecado em assistir, só que não encontrei pra baixar (ainda).

>>Tb gostaria de acrescentar a essa discussão sobre patologias e psicoses que o ponto de vista que o NMS utiliza para suas análises (vale a pena insistir) é o Neo-Mitológico, ou seja, compreendemos que essa patologias são apenas instrumentos modernos que formam novos paradigmas sociais, que devem ser analisados filosoficamente da mesma forma que analisamos os paradigmas (por exemplo) dos arcanos do tarô. Não acreditamos em um uso classificatório de caráter definitivo e cremos que as patologias só fazem sentido quando inseridas em um ambiente que compreenda a linguagem de seus arquétipos (como o Asilo Arkhan- ou qualquer outro hospício- por exemplo). Cito Joseph Campbell em Mitologia Primitiva para expressar um pouco melhor nosso posicionamento nessa discussão tão delicada e polêmica questão: “(…) porque a mitologia foi historicamente a mãe das artes e, no entanto, como tantas mães mitológicas, igualmente a filha, nasceu de si mesma. A mitologia não é inventada racionalmente; a mitologia não pode ser entendida racionalmente. As interpretações teológicas a tornam ridícula. A crítica literária a reduz à metáfora. Entretanto, uma abordagem nova e muito promissora se abre quando é vista à luz da psicologia biológica como uma função do sistema nervoso humano, exatamente homóloga aos estímulos sinais inatos e aprendidos, que libertam e dirigem as energias da natureza – das quais nosso próprio cérebro é apenas a flor mais fascinante.”

pg 47; J. Campbell AS MÁSCARAS DE DEUS (Volume 1: Mitologia Primitiva).

Assim convidamos todos os psicólogos a contribuírem aos nossos estudos psiquiátricos relembrando que (até por razões de segurança) o NMS sempre declara publicamente que camisas de força são modelitos totalmente fora de moda.

Na Sanidade = In Sanity: ??
ti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: