Informe do NMS de 22/04/2009‏

Fala gente, o encontro dessa última quarta aconteceu no CCPC (e ficou-se combinado que o encontro ocorrerá nas últimas quartas de cada mês no CCPC).

Citações:
– o encontro foi recheado de citações sobre os atuais eventos dos X-Men, foram citandos o filho (Daken), a clone (X-23) e o irmão de Wolverine; além da relação Deadpool&Cable e muitos outros “eventos” mutantes.
– “Ritual de Thörgal” – uma das técnicas de meditação do Batman extraído do xamanismo oriental (referência traziada à tona por Grant Morrison no prelúdio para a saga R.I.P).
– “Imagination Land” – episódio de 2 partes do South Park
– “Gato Fritz” – animação de 1972, baseada na obra de Robert Crumb.
– “American Splendor” – “O Anti-herói Americano” – filme sobre o a vida-obra de Harvey Pickard.
– “Ghost World” – filme baseado nos quadrinhos underground de Daniel Clowes.

reflexões:
1 – o coringa poderia ter um pouco mais de sanidade? Se sim, como (em qual situação)?
– tendo um filho? sofrendo um novo trauma (ex: abuso do croc)? com o batman morrendo (sem sua culpa)? com  o batman rompendo com sua (própria) pseudo moralidade? enfim foram muitas as situações levantadas, mas nenhuma conclusão, nem mesmo se seria possível…
2 – discutimos sobre a criação de um personagem sem nenhuma psicose, ou insanidade; que representasse para nós uma pessoa saudável (na medida do possível). Pensamos em vários personagens já existentes em Gotham que pudessem se aproximar disso, como: Arqueiro Verde, Mulher Gato, Hera; mas todos eles tinham alguma psicose (ao menos mínima). Assim surgiu a idéia de uma menina apaixonada por Bruno (10-12 anos); que vai tentar ajudá-lo…

Na próxima quarta o encontro vai ser na PUC.

abraços PLAUNS

Noossa, que viagem!
Essas reflexões deram um medo! O que vcs chamam de psicose? O que é normal? Existe a psicose? Cara, isso é complicado! Se vcs querem saber, eu não sou mto fã de denominações mas se vcs gostam, deem uma olhada no DSM-4 ou no CID-10, ambos manuais de classificação de alterações patológicas mentais, sendo sintomas ou doenças…. O coringa, talvez teria um destúrbio de personalidade, mas com certeza ele não é esquizofrênico! Ele não é psicótico, ele talvez tenha o distúrbio de personalidade anti-social (o famoso psicopata). Ele também não é bipolar, nem depressivo, pelo menos até onde eu pude enxergar. Talvez paranóico, mas com certeza não esquizofrenia paranóica, por que ele não delira nem alucina. (Se todos que criassem teorias fossem loucos, todos os grandes pensadores, todos os filósofos, todos os que acreditam em algo veementemente também o seriam.) Além de que, por mais que ele tenha o pensamento desorganizado e confuso, isso é um sintoma de um distúrbio de consciencia, não podendo ser classificado como mais que isso…
Já se existe algum super-herói são, existe algum ser humano na terra completamente são? Somos obcecados por coisas, temos rituais, vivemos um delírio social (religião, capitalismo, vida…. O que você quiser analizar) não conseguimos ver o todo, temos momentos em que somos os reis do mundo e por consequencia as decepções e os momentos de tristeza e ideação suicida…. Sabe, acho que é meio inútil saber se existe algum herói são, mas sim o que ele pode fazer com seu aparato psíquico, cheio de falhas e coisas incríveis. Todo mundo tem traumas, a não ser que seja perfeito… E ninguém é perfeito….. hehehehe
Beijinhos!
Mari

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: