Informe NMS de 14/10/2009

morlocksReflexões: O estudo sobre mutantes e X-Men nos atirou de volta ao tema Evolução X Cidade, um salto cujo impulso fora planejado e treinado na Sala de Perigo.

Discutimos como o “fator X”, o fator mutante, aproxima o leitor do conceito de pós-humano, ou simplesmente à inumanidade em geral, independente do valor moral que a humanidade possa ter para cada um. Dentro daquele esquema de Humanidade + pós, pré e anti- humanidades, concluímos que a primeira tende a ter seu espaço potencialmente cada vez mais estreito. Logo a única coisa interessante na humanidade será a possibilidade de, a partir dela, mutar para outra condição existencial. Será isso “evolução”?

Também notamos que os X-Men surgiram no início da década de sessenta, poucos anos após o surgimento das chamadas Mega-Cidades (megalópolis). Nos indagamos se as cidades não são grandes máquinas de transformação humana. Será todo projeto urbano um espelho distorcido de Attilan?

Há possibilidade de um povo tão absolutamente adverso & anti-identificável como um povo-mutante requerer uma soberania de espaço? Estariam os mutantes condenados à uma sub-existência Morlockiana (nos termos de H.G.Wells)? Ou poderíam eles conquistar uma nação útópica, igualitária, mínimamente libertária? Onde Magnus errou no governo de Genosha?

Se em última estância estamos discutindo “evolução”como “propensão potencial para a mudança”, que sentidos isso pode percorrer? Em que medida esse potencial pode ser construtivo e em que proporções pode ser destrutivo?

Citações:

X-Men (fases de Grant Morrison, Joss Whedon e Warren Ellis (nessa ordem) & as novidades mais recentes como a ilha de Utopia em Dark Reign.

X-Force (e o caráter político-radical dos X-Men).

Sobre Genosha:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Genosha

Sobre Os Inumanos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inumanos

Na literatura:

“A Máquina do Tempo” (1895) W.G. Wells

………

Metabraxus superior

X-ti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: