Alguns videoclips e reflexões

“Crazy” de Gnarls Barkley

Pra dar abertura a esse post sobre videoclips musicais; lembrando o quanto estudamos a loucura, nada melhor do que um clip cujo título é Crazy (louco em inglês). Muita metalinguagem, associações com a psicanálise através do teste da rocha, também conhecido como rorschach (que também é o protagonista da clássica HQ “Watchmen”); e uma animação detalhada de manchas de nanquim simétricas, criam o ambiente para a discussão da pauta que o título da música propõem.

Como estamos falando sobre videoclips é necessário homenagear Michel Gondry, que pra mim é o melhor diretor de videoclips que já vi até então. Ele possui diversos videoclips dirigidos, entre eles vários do The White Stripes e vários do The Chemical Brothers.

Então sem mais delongas: “Star Guitar” do Chemical Brothers dirigido por Michel Gondry.

“Let Forever Be” do Chemical Brothers dirigido por Michel Gondry.

“The Hardest Button to Button” do White Stripes dirigido por Michel Gondry.

“The Denial Twist” do White Stripes dirigido por Michel Gondry.

Já que estamos homenageando o cara, vou postar mais dois videoclips dele. O próximo ele fez meio que uma junção de todas as técnicas que ele desenvolveu nesses outros clips.

“Come Into My World” de Kylie Minogue dirigido por Michel Gondry.

Esses cinco videoclips ilustram bem a criatividade desse diretor. Mas pra fechar com chave de ouro essa homenagem ao Michel Gondry, que tal deixar as pedras rolarem?

“Like A Rolling Stone” dos Rolling Stones também dirigido por Michel Gondry

Fica a citação… Existem muitos outros videoclips e comerciais que ele dirigiu, basta uma pesquisa no youtube que se acha fácil as criações dele. Além de usar muito o que é chamado de transição invisível (onde não se percebe o corte de uma cena pra outra), ele também usa diversos efeitos cenográficos como vemos em “Let Forever Be”, efeitos de montagem como vemos em “Star Guitar”, efeitos de stop motion como vemos em “The Hardest Button to Button” e até  efeitos digitais dos mais avançados como vemos em “Like a Rolling Stone”; nesse último, até a sensação que dá título à música, que provém do uso de uma droga (mostrado pela protagonista) é ilustrada, o efeito digital deforma a imagem com o movimento, o que resultou num belo efeito ótico. Além de dirigir videoclips e comerciais, ele tem dirigido filmes também, o mais popular deles é: “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet.

Continuemos então com mais videoclips. Esse videoclip mostra uma edição dinâmica e dançarinos de diversos estilos. Vale a pena nem que seja pra relembrar os vários estilos que existem de dança (e tribos). Ele é um belo exemplo de diversidade cultural e quem sabe ao observar a beleza das diferentes culturas, talvez possa ser mais uma motivação pra acabar com as segregações que existem atualmente.

“A Little Less Conversation” do Elvis Presley Vs Jxl

Esse próximo tem uma idéia muito boa e bem executada, para não se ter espoilers sugiro assistir e tirar suas próprias conclusões, já que a Lauryn Hill provoca reações críticas naturalmente.

“Everything is Everything” de Lauryn Hill

Essa música do A-Ha é considerada meio fraca quando comparada a outros, mas o videoclip é no mínimo interessante do ponto de vista da animação da época. A animação é feita quadro a quadro e com desenhos feitos a mão.

“Take On Me” do A-Ha

Pra quem gosta de animações e clips surreais, o músico Peter Gabriel pode ser uma boa referência em alguns dos seus videoclips.

“Sledgehammer” do Peter Gabriel

Como esse post é principalmente dedicado à citação dos melhores videoclips e os artistas envolvidos. Gostaria de finalizar com o artista que podemos considerar um dos pioneiros do videoclip: Michael Jackson. Segue então um dos meus videoclips favoritos dele.

“Smooth Criminal” de Michael Jackson

Espero que tenham gostado… Tenho certeza que estou esquecendo de alguns videoclips que merecem a citação; mas pra isso, depois farei outro post em relação aos videoclips que sempre gostei de ver.

abraços PLAUNS

2 Respostas to “Alguns videoclips e reflexões”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: