A Santa Ceia

Entre a mitologia e a religião existe um grande abismo, mas algumas neomitologias tentam de algum modo transgredir/reinterpretar a religião, no sentido de dar um movimento que não seja a já costumeira regressão, de retomar as “origens”, de um ponto estático do passado; mas sim um movimento novo, não necessariamente adiante, apenas um movimento com potencial para transformar o que se move.

Apesar de grande parte da nossa cultura atual ser formada pelas religiões que conhecemos, algumas outras formadoras de opinião tem potencial para pelo menos criar outros olhos para se ver essas religiões, principalmente no que concerne às religiões ocidentais em geral; que possuem muitos costumes e ideais que são excludentes e intolerantes. As neomitologias, quando abertas às interpretações que se davam às antigas mitologias, mas com os argumentos atuais; nos dão a possibilidade de conseguirmos uma fonte de atualizações dos antigos mitos.

Quantos de vocês conhecem a pintura de Leonardo Da Vinci com o título “A Última Ceia”(tradução), ou “Santa Ceia”? Talvez não pelo título, mas sim pela história de que foi onde Jesus fez sua última refeição com os apóstolos antes de ser preso. Ou depois de assistir o filme “O Código Da Vinci”. Ok se ainda não lembra, talvez a imagem lhe seja familiar…

“Pintura de Leonardo da Vinci feita na parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.” Retirei essa imagem do site:  HYPERLINK “http://www.nublog.com.br/exibecompleta.php?codnot=1303&pagina=2&mes”http://www.nublog.com.br/exibecompleta.php?codnot=1303&pagina=2&mes=.

De acordo com a Wikipédia, em um manuscrito encontrado no século XIX assinado por Da Vinci os apóstolos estariam representados da esquerda pra direita – do espectador – como sendo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo e barba negra), Simão Pedro e João, este o único imberbe do grupo; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas Jésus e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último. Nota de Régis: João é a Maria, devido a sociedade machista ela se camuflou.

Pois bem, agora que já estamos mais familiarizados com a história, a imagem e as novas possibilidades de reinterpretar esses antigos mitos; gostaria de mostrar uma das pesquisas que nosso amigo, conhecido aqui como “monstrodopantano”, fez em relação à essa grande referência das artes plásticas que é a pintura de Da Vinci.

São várias as mídias que citaram esse quadro, algumas de modo bem sutil, outras nem tanto. Mas em todas elas temos uma constante todos os personagens correlatos carregam em si significados que vão além de sua personalidade “oficial”, por causa de sua posição na imagem, óbvio que a associação normalmente mais imediata é a do personagem central com Jesus, neste caso vemos quase um paradoxo com o Cavaleiro das Trevas representando o filho de Deus.

nota de Régis(esq p/ direita – Tornado Vermelho, Lanterna Verde, Canário Negro, Mulher Maravilha, Batman, Vixen, Trovão Negro, Mulher-Gavião, Arqueiro Vermelho, e na frente Superman e Sr. Ação (que é o Jimmy Olsen) Pode-se notar que o Lanterna é Judas pois havia já se tornado o Parallax, e se faz a uma alusão de um caso entre Batman e a Diana, como Jesus e Maria.

Já que nossos principais objetos de estudos são as HQs como citamos a DC na anterior, agora foi a vez dos X-Men.

nota de Régis: A Fênix é a representação do sagrado e do profano, enquanto Gambit faz seu papel como o Judas dos X-men. Quem reparar, vai ver o Teleporter ali atrás do cable?Why? (esq p/ direita Colossus, Homem de Gelo, Noturno, Wolverine, Gambit, Ciclope, Fênix, Teleporter, Cable,Anjo, Fera, Bishop e Professor X)

Aqui vemos vários atores do cinema  tendo a Marilyn Monroe no centro.

Nota de Régis:Este desenho se chama “Dinner for Great Names (Dinner der Berühmten),”é de um designer italiano Renato Casaro (esq p/ direita – Laurel e Hardy (O gordo e o magro), Elvis, Clark Gable, John Wayne (no lugar de Robert Mitchum), Charlie Chaplin, Marilyn Monroe, James Dean, Humphrey Bogart, Fred Astaire, Cary Grant, Boris Karloff como Frankestein (no lugar de Groucho Marx) e Marlon Brando nosso selvagem da motocileta. Postei outra imagem embaixo para mostrar as alterações.

Alguns esotéricos acreditam que os 12 apóstolos na pintura representam os 12 signos, ou mesmo os 12 planetas.

Aqui vemos vários roqueiros das antigas, com Bob Dylan sendo o homenageado central. Corrijam-me se estiver enganado, mas os 2 penúltimos me lembram muito o Chech e o Chong. Santana e Willie Nelson, que além de lembrarem fisicamente Cheech e Chong também nos lembram por outros motivos..hehe nota de régis:(esq p/ direita – Duane Allman, Bruce Springsteen, Bob Marley, John Lennon, Eric Clapton, Jerry Garcia, Bob Dylan, Van Morrison, Jimi Hendrix, Mick Jagger, Carlos Santana, Willie Nelson , Tom Waits) desenho de James Seward

Até o videogame foi fonte dessa releitura com o Mario no centro.

NotaRegis: esq p/dir :Snake (Metal Gear), Ness (Earthbound/Mother), Yoshi, Donkey Kong, Pikachu (Pokemon), the Princess, Mario, Kirby, Link (Legend of Zelda), Samus (Metroid), Pit (Kid Icarus), Fox (StarFox), Sonic.

Como sempre o Guerra nas Estrelas é uma eterna fonte de releituras, na animação, nos jogos, nos produtos que levam a marca e por que não nas criações posteriores, sejam elas de fãns ou de artistas renomados.

Personagens da Looney Tunes.

nota régis: Henery Hawk, Willie E. Coyote, JUnior Bear, Elmer Fudd (Hortelino Trocaletra), Road Runner (Papa Léguas), Bugs Bunny (Pernalonga), Daffy Duck (Patolino), Marvin o Marciano, Marc Anthony, Pepe le Pew, Gossamer e Porky Pig (Gaguinho)

Alguns dos palhaços mais famosos e mais sinistros do mundo.

Nota de Régis: It de Stephen King no centro, Os três coringas da esq. (Jack Nicholson, Cesar Romero e Heat Ledger) Krusty dos Simpsons. o resto eu não lembro só o Ronaldo Mcdonald.

Os Muppets. Nota de Régis: na verdade é a vila sésamo que fazem parte dos Muppets.

Popeye. esq p/ direita: Alice the Goon, the Sea Hag (A Bruxa do mar), Poopdeck Pappy, Brutus, Professor O.G. Wattasnozzle, Olive Oyl, Popeye, the Jeep, J. Wellington Wimpy (Dudu), Rough House the cook, Swee’ Pea (Gugu), George Geezil, Castor Oyl.

Os chamados action figures – bonecos de ação

Lego caracterizado como diversos personagens de outras mídias.

Lego representando os apóstolos mesmo.

Mais alguns super-heróis beem antigos da Marvel Comics. Belíssimo desenho da lenda Joe Simon, o criador do Capitão. Com ajuda de seu Filho Gail Simon e de um certo Leonardo q o ajudou. Fez este desenho quando soube que seu herói iria morrer.

Bela capa de Simon com Kirby, do Capitão dando um belo cruzado no Hitler.

Alguns não tão heróis.

Nota de Régis: Esq p/ dir: Papai smurf, Spiderman, Mickey Mouse, Mortadelo, Tintin, Corto Maltese a, Obelix, Popeye, Spirou, Lucky Luke, Charlie Brown e Snoopy na mesa ae têm aquele manga maluco shin chan…

Zumbis.

Monstros. Régi’s notes (esq p/ direita: Mummy, Cyclops, Wolfman, the Headless Horseman é Judas, Zombie, Death, Dracula é Jesus, Creature From the Black Lagoon, Invisible Man, Frankenstein’s Monster, Bride of Frankenstein, Ghost, Witch.

Personalidades diversas 1

Personalidades diversas 2

E até mesmo os personagens dos cereais matinais não fugiram da citação.

Enfim, essa foi a pesquisa feita por nosso amigo “monstrodopântano”. Agradeço sua autorização para postar essa pesquisa aqui. Espero que tenham gostado tanto quanto eu.

abraços PLAUNS

2 Respostas to “A Santa Ceia”

  1. quem de ramo sangue por vc na cruz foi seu pai o sua com : jesus nao se deixa escarnecer nao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: